sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Que dificuldades devem ser resolvidas para que a responsabilização financeira possa ter lugar (quanto à tipificação de ilícitos, quanto à identificação de responsáveis e/ou quanto aos procedimentos)?

4 comentários:

  1. Desde logo, deve ser resolvido um problema doutrinário - como se caracteriza o ilícito financeiro e como se distingue doutras figuras próximas.
    Só depois poderá partir-se para o domínio sancionatório.^
    Mas, do ponto de vista estrutural, condensar um conjunto de áreas na Lei de Organização e Processo do Tribunal de Contas, parece-me ser um erro enorme.
    A meu ver, deveriam produzir-se três diplomas - um regime jurídico do ilícito financeiro, uma lei de processo financeiro e uma lei do Tribunal de Contas.
    A lei de processo afigura-se-me ser fulcral, quer para o funcionamento do próprio Tribunal e respetivos serviços de apoio, quer para acorrer às dúvidas da comunidade jurídica.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Martins
      Solicito que nos identifique se estava a seguir a conferência por video-conferência e nesse caso aonde, ou pela Justiça TV, para que se procure melhorar no futuro a transmissão.
      Obrigado.

      Eliminar
  3. Talvez se deva começar, por internamente, decidir se se pretende apurar e efetivar responsabilidade financeira dos decisores/gestores de dinheiros públicos. Se feita essa reflexão, a decisão for afirmativa, importa sensibilizar o órgão legislativo para a importância da matéria e para a necessidade de aprovar um regime jurídico completo, objetivo, simples e coerente - que respeite à tipificação das infrações financeiras (sem redação aberta, falta de densificação)e que tenha em conta o atual desenho da gestão financeira (que não atende, apenas, a aspetos de legalidade e de procedimento); que se aplique a todos aqueles que movimentam dinheiros públicos (sem distinguir cargos ou "mistura" com outro tipo de funções para a afastar), verificados os pressupostos para a imputação de responsabilidade e que tenha uma moldura sancionatória que seja eficaz.

    ResponderEliminar

Muito obrigado pela participação. Os comentários neste blogue estão sujeitos a moderação!